Perder peso e ganhar ritmo de jogo são os principais objetivos que o preparador físico do Operário Marcos Walczak trabalha para que os jogadores alcancem até iniciarem a temporada do Campeonato Paranaense 2014.
Segundo preparador alguns jogadores da equipe estão entre 50 a 60% do que podem render. "Temos muito o que trabalhar pela frente, a equipe está bem heterogênea e começou com atletas que estavam parados há seis meses", comenta Walczak.
Walczak explica que começou a trabalhar junto ao técnico Gilberto Pereira a força e velocidade dos atletas. "Acredito que na quarta rodada do campeonato a equipe estará preparada. Dar ritmo de jogo, equilibrar fisicamente, manter os atletas dentro do peso e com os problemas musculares corrigidos é o que queremos dar para o Gilberto Pereira, mas essa resistência virá com o decorrer dos jogos", diz o preparador.
Ele explica que a primeira medida da comissão técnica foi trabalhar para evitar lesões. "Sabemos que isso é difícil, pois com jogos na quarta e no domingo a possibilidade de lesão é grande", comenta. Walczak relata que viu evolução da preparação da equipe do primeiro jogo-treino para o amistoso contra o Maringá. "É claro que o pessoal quer ver uma equipe pronta, o público queria ver um time melhor, houve uma evolução, mas os jogos-treinos são para dar ritmo de jogo e eles vieram com isso", explica.
Para auxiliar na preparação da equipe, a diretoria do Operário fez parceria com uma empresa que faz a análise do desenvolvimento dos atletas e passa isso para a comissão técnica. Mauro Paes, um dos responsáveis pelo estudo, comenta que nos jogos que o Fantasma realizou, foram colocados 'chips' com GPS nos calções dos atletas, os professores utilizam um software para fazer exame dos jogadores, com isso é possível saber quantos quilômetros eles correram durante uma partida, a cada 15 minutos de jogo. "Isto tudo demonstrado em representação gráfica em um campo virtual. Em números podemos descrever quantas ações motoras cada jogador realizou durante a partida, qual direção no campo ele seguiu, quantos metros ele se deslocou e em que velocidade", explica Mauro. Além dele, fazem parte do programa, os professores Paulo Eduardo Redkva, Leandro Martinez Vargas, Ademir Ferreira Mendes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário