Somos Operários Ferroviários...
Dia primeiro de maio...
Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos. Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA.
Três anos mais tarde, no dia 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Trabalhador
No ano de 1912, operários ferroviários juntaram algumas economias para comprar uma bola de futebol de tamanho número 05, no valor de treze mil e quinhentos réis.
Em 07 de abril de 1913, no jornal Diário dos Campos lançou-se nota: "Temos a honra de levar ao vosso conhecimento que hoje, em Oficinas, com grande número de pessoas propensas à fundação de uma Sociedade Esportiva de Football, em sessão ordinária foi eleita a primeira diretoria desta associação denominada FOOTBALL CLUB OPERÁRIO PONTAGROSSENSE, que deverá reger os destinos da mesma durante o primeiro ano de sua fundação..."
A diretoria do Operário Sport Club, escolheu a data de primeiro de maio para suas festividades, por motivo de ser uma data que simbolizava, já em 1914 a luta e empenhos dos operários por todo mundo.
Fonte: O FANTASMA DA VILA de José Cação Ribeiro Júnior, de Ponta Grossa em 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário